Dicas e notícias contábeis, financeiras e de gestão para o seu escritório de advocacia

20/03/2019 - 21h54m

4 dicas para melhorar o financeiro do seu escritório de advocacia

Por: REDAÇÃO ADVCONTAB
Um escritório de advocacia é um negócio como outro qualquer. Desta maneira, tem suas necessidades financeiras, de contas a pagar até a cobrança pelos serviços prestados.

Um advogado que deseja sucesso na área deve, além de fornecer um bom serviço, se dedicar ao seu trabalho como empreendedor, dando atenção para o funcionamento do seu escritório.
Isto inclui, invariavelmente, uma boa administração financeira.

Afinal, uma contabilidade bem-feita é capaz de reduzir índices de erros e aumentar a margem de lucro, desejada por qualquer empreendedor. Por estes motivos, separamos algumas dicas para conseguir otimização no seu negócio e aprimorar o financeiro do seu escritório de advocacia.

4 dicas para melhorar seu financeiro:


1 – Separe o pessoal do profissional

Quando se tem um escritório próprio para seu trabalho, não é incomum confundir as finanças profissionais com as pessoais. Isto acontece especialmente nos primeiros meses, quando é preciso desembolsar um valor visando estabelecer o negócio e a sua marca.

No entanto, esta atitude prejudica a contabilidade de ambos. Afinal, pode confundir os gastos e ganhos e dificultar a avaliação do rendimento do escritório, além de atrapalhar o pagamento de tributos fiscais, podendo causar problemas legais para sua empresa.

Por isso, mantenha uma conta bancária específica para o escritório de advocacia e não confunda seus gastos pessoais com os da empresa.

2 – Planeje e controle a curto e longo prazo

Uma palavra-chave importante para qualquer administração é planejamento. Ele permite que consiga calcular com a maior precisão as despesas da empresa e, desta forma, estabelecer um orçamento adequado.

Essas metas auxiliarão a saber os limites de cada mês e também como utilizar seu dinheiro da melhor forma. Poderá inclusive fazer um planejamento futuro, reservando verba para investimento no escritório e assim melhorá-lo cada vez mais.

Com um controle diário do fluxo de caixa, contabilizando toda entrada e saída de valores, será capaz de saber o destino de cada centavo do negócio e se manter dentro do planejado, reduzindo riscos de exageros.

3 – Use da tecnologia e do conhecimento

A tecnologia é aliada nos escritórios de advocacia, desde o arquivamento dos trabalhos e até a contabilidade do negócio. Softwares de gestão financeira auxiliam nas tarefas mais rotineiras, principalmente no fluxo de caixa.

Com eles, é possível diminuir o tempo gasto com essas tarefas e ainda obter relatórios precisos sobre seu financeiro. É uma forma mais rápida de identificar quando há anormalidades nos gastos que devem ser revistos.

Além disso, vale a pena investir no conhecimento e buscar entender como a gestão financeira funciona.

Desta forma, você entenderá melhor todos os números envolvendo seu escritório e terá melhor noção do funcionamento do mesmo.

4 – Contrate um serviço de contabilidade especializado

Por fim, para garantir que a gestão financeira do seu escritório esteja sob seu domínio, conte com um serviço especializado de contabilidade.

Ter conhecimento próprio sobre o assunto é bom para entender o cenário, mas apenas um especialista consegue o melhor resultado financeiro.

É uma forma de poupar ainda mais do seu tempo para que possa trabalhar sem se preocupar com esses fatores. Deixe a contabilidade para quem entende do assunto e veja seu escritório de advocacia crescer investindo no seu trabalho e tendo seu financeiro em ordem.

Conte com nosso escritório de contabilidade especializado em advocacia. Nós provemos um trabalho com qualidade, agilidade e economia para ajudar no seu escritório de advocacia. Entre em contato conosco por e-mail ou pelo nosso chat.